Localizado no noroeste de Minas Gerais, o Cerrado Mineiro é a primeira área de plantio brasileira demarcada com denominação de origem. A região possui altitudes entre 800 a 1.200 metros.
O Brasil é um país rico em variedades.
Nossa diversidade está tanto na fauna e flora quanto nos costumes, sotaques e sabores regionais. E isso se manifesta também na bebida mais apreciada do país.
Descubra as principais características de cada região produtoraA primeira região na história do Brasil a ser demarcada para o cultivo de café fica no noroeste do estado de Minas Gerais.
Descubra mais sobre O Cerrado MineiroA primeira região na história do Brasil a ser demarcada para o cultivo de café fica no noroeste do estado de Minas Gerais. Com altitudes de 800 a 1200 metros e estações climáticas bem definidas, o Cerrado Mineiro é reconhecido pela produção de cafés de qualidade diferenciada.
São mais de 4.500 produtores espalhados por 55 municípios, que geram cerca de 5 milhões de sacas de grão arábica por ano. As plantações utilizam diferentes sistemas de irrigação, mas os grãos geralmente são secos em terreiros ao sol.
O café do Cerrado Mineiro costuma ser encorpado, de aroma intenso e caramelado, com uma acidez cítrica e um sabor residual de longa duração. Mas como a área geográfica é extensa, o Cerrado pode apresentar características variadas nos cafés de cada microrregião.
Clique sobre o gráfico para descobrir mais.