Quando recebemos visitas para papear com uma xícara de café, tem sempre quem prefere a bebida um pouco mais suave.
E aí entra a cápsula do Gourmet. Com um blend que traz grãos Arábica cultivados no Cerrado Mineiro e na região da Mogiana Paulista, o Gourmet apresenta sabores frutados e notas de caramelo.
O Brasil é um país rico em variedades.
Nossa diversidade está tanto na fauna e flora quanto nos costumes, sotaques e sabores regionais. E isso se manifesta também na bebida mais apreciada do país.
Descubra as principais características de cada região produtoraA primeira região na história do Brasil a ser demarcada para o cultivo de café fica no noroeste do estado de Minas Gerais.
Descubra mais sobre O Cerrado MineiroA primeira região na história do Brasil a ser demarcada para o cultivo de café fica no noroeste do estado de Minas Gerais. Com altitudes de 800 a 1200 metros e estações climáticas bem definidas, o Cerrado Mineiro é reconhecido pela produção de cafés de qualidade diferenciada.
São mais de 4.500 produtores espalhados por 55 municípios, que geram cerca de 5 milhões de sacas de grão arábica por ano. As plantações utilizam diferentes sistemas de irrigação, mas os grãos geralmente são secos em terreiros ao sol.
O café do Cerrado Mineiro costuma ser encorpado, de aroma intenso e caramelado, com uma acidez cítrica e um sabor residual de longa duração. Mas como a área geográfica é extensa, o Cerrado pode apresentar características variadas nos cafés de cada microrregião.
No interior de São Paulo, próxima à divisa com Minas Gerais, fica uma das mais tradicionais regiões produtoras brasileiras de café: a região Mogiana.
Descubra mais sobre A Mogiana PaulistaNo interior de São Paulo, próxima à divisa com Minas Gerais, fica uma das mais tradicionais regiões produtoras brasileiras de café: a região Mogiana. Franca, Mococa, Batatais e Altinópolis são algumas das cidades que compõem essa região cafeeira.
Lá se vão pelo menos 200 anos desde que o café da Mogiana Paulista começou a ser plantado. Com altitudes de 900 a 1050 metros e temperatura média anual de 20°C, a região tem um clima propício para esse tipo de cultivo. Por outro lado, o solo arenoso pede adubações mais frequentes do que em outras áreas produtoras.
A grande maioria das fazendas da Mogiana Paulista são pequenas propriedades que contam com ótima infraestrutura para produzir. Fácil acesso à tecnologia, mão de obra qualificada e boas rodovias são alguns exemplos.
O resultado dessa combinação mogiana são cafés arábica em grande escala, com características encorpadas e um sabor adocicado.
Clique sobre o gráfico para descobrir mais.